• Flavio Pimentel

Desorientação da coletividade causada pelo home office e distanciamento social

Atualizado: 5 de abr.

Você sabia que o distanciamento social e o home office em excesso podem desencadear uma desorientação da coletividade?


Pesquisas mostram que à medida que os funcionários vão se distanciando um dos outros começam a se sentirem solitários e ansiosos. No início do trabalho remoto, os relacionamentos parecem vicejar. Porém, com o passar do tempo, surgem os problemas – até mesmo os introvertidos declarados descobrem que uma coisa boa, quando em excesso, pode se tornar ruim.


É neste momento que as empresas precisam considerar imprescindível reunir as pessoas novamente no escritório.

Há muito tempo, estudos apontam que as interações pessoais frequentes levam ao compromisso, ao apoio e a cooperação entre as equipes.

Outro dado interessante é que estar perto fisicamente ajuda as pessoas a interpretar o humor e a personalidade alheia, o que facilita a construção de relacionamentos sólidos e estimula a demonstração de empatia – fortalecendo a cultura organizacional e a colaboração.


Mas, quando o oposto disso está em excesso – nosso cenário atual, do trabalho somente a distância, a comunicação se torna apenas virtual e a conexão pessoal fica ainda mais fraca. Logo, captar os sinais não verbais, mesmo se as pessoas podem ver e serem vistas virtualmente, torna-se bem mais difícil, desencadeando com o tempo a desorientação da coletividade.


Então, para manter as equipes comprometidas, engajadas, felizes e dentro da cultura corporativa, os gestores devem cultivar os relacionamentos de toda a companhia, pensando no uso mesmo que parcial dos escritórios, para evitar tal desorientação, que pode acarretar em uma série de problemas futuros como o desinteresse em socializar ou em manter os laços.

Então, pensar no pós-pandemia e numa possível volta ao trabalho presencial é um assunto que deve estar na agenda dos gestores em 2021.

Pense nisso.


Fique atento aos sinais de cada pessoa e saiba que a Neowrk está aqui para te auxiliar nessa empreitada.


#distanciamentosocial #culturacorporativa #gestãodoworkplace #homeoffice #trabalhopresencial